Papa anuncia nomeações para Bragança do Pará e Belo Horizonte

  • 15/05/2024

Papa Francisco nomeou bispo da Diocese de Bragança do Pará (PA), Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, e bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), o padre José Otácio Oliveira Guedes

Da redação, com CNBB

Padre José Otácio (à esquerda) e Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata (à direita) / Foto: Divulgação CNBB

O Papa Francisco fez duas nomeações para a Igreja no Brasil, nesta quarta-feira, 15. A primeira foi para a Diocese de Bragança do Pará (PA). O Papa aceitou a renúncia ao governo da diocese, apresentada por Dom Jesús Maria Cizzaurre Berdonces, e nomeou como novo bispo, Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, atual bispo coadjutor de Bragança.

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento ao agora bispo emérito e saudação ao novo titular.

“Ao recebermos a notícia de sua nomeação, agora como Bispo Diocesano de Bragança do Pará, renovamos nossos votos de um profícuo ministério à frente desta Igreja Particular. Agradecidos por sua dedicação e serviço à Igreja na Amazônia, renovamos nosso pedido de intercessão a Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Diocese de Bragança do Pará, para que seja sua companheira na missão”, ressalta a nota da presidência da CNBB.

Em Belo Horizonte

A segunda nomeação foi a escolha do padre José Otácio Oliveira Guedes para ser bispo auxiliar na arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Monsenhor José Otácio pertence ao clero da arquidiocese de Niterói (RJ) e, até então, estava exercendo o serviço de reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro de Roma.

O arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, destacou que esta nomeação fortalece ainda mais a Igreja Particular de Belo Horizonte na tarefa de Proclamar a Palavra de Deus. “Nosso amado Papa Francisco, sempre atento às necessidades do povo de Deus em nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte, nomeia monsenhor José Otácio para o ministério episcopal, confiando-lhe a missão de bispo auxiliar. (…) Gratidão ao Santo Padre e ao monsenhor José Otácio, que oferece o seu ‘sim’ ao novo chamado da Igreja — a missão de bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte”, afirmou.

Biografia

Mineiro de São Sebastião do Maranhão, o monsenhor José Otacio Oliveira Guedes nasceu no dia 26 de fevereiro de 1974 – filho de Adão de Souza Oliveira e Aulíria Alves Guedes. Ingressou no Seminário São José da Arquidiocese de Niterói, no Rio de Janeiro, em 1991, concluindo a formação inicial no Colégio Maria Mater Ecclesiae, em Roma. Foi ordenado diácono em 9 de outubro de 1999, e presbítero em 29 de agosto de 2000, por Dom Carlos Alberto Navarro.

Doutor em Teologia Bíblica pela PUC-Rio (2008-2012), mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1998-2001), bacharel em Teologia pelo Pontifício Ateneu Regina Apostolorum, Roma (1995-1998) e graduado em Filosofia pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro – FSBRJ (1993-1994), monsenhor José Otacio foi padre formador no Seminário Maior da Arquidiocese de Niterói, vice-reitor (2001-2003), reitor do Seminário Maior (2004-2006) e formador dos seminaristas de Filosofia (2013-2016). Na Arquidiocese de Niterói, foi capelão da Igreja Imaculada Conceição, em Niterói (2001-2006), membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores (2004-2006), pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo de Venda das Pedras, em Itaboraí (RJ), de 2006 a 2012. O sacerdote dedicou-se à direção do Instituto Filosófico e Teológico do Seminário São José de Niterói (2013-2016), foi assistente da Pastoral Universitária (2013-2016), coordenador dos Cursos de Teologia para Leigos e de Formação para catequistas da Arquidiocese de Niterói (2013-2016).

No campo acadêmico, lecionou exegese do Novo Testamento na graduação e pós-graduação da PUC-Rio (2003-2008; 2012-2017).

De 2017 a 2020, foi missionário na Arquidiocese de Porto Velho (RO), no projeto Igrejas Irmãs. Em Porto Velho, foi administrador da Área Missionária de União Bandeirantes e da comunidade Santa Dulce dos Pobres do Bairro Novo, e professor de Bíblia no Seminário São João XXIII e da Faculdade Católica de Rondônia.

Recentemente, dedicou-se à missão de reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.

O post Papa anuncia nomeações para Bragança do Pará e Belo Horizonte apareceu primeiro em Notícias.

FONTE: https://noticias.cancaonova.com/igreja/papa-anuncia-nomeacoes-para-braganca-do-para-e-belo-horizonte/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Bem vindo a Rádio Conectada em Jesus, no momento todos os nossos apresentadores estão offline, obrigado!

Top 5

top1
1. Pescador de Homens

Frei Gilson

top2
2. Noites Traiçoeiras

Padre Marcelo Rossi

top3
3. Armas de Paz

Thiago Brado

top4
4. Maria Porta do Céu (Maria Passa na Frente)

Alvaro & Daniel - ft Irmã Zélia

top5
5. Entra

Aline Brasil

Anunciantes